top of page

Psicologia para Mãe

Escrever sobre a maternidade é um prazer e se tornou tema recorrente em meus textos porque é um assunto que permeia a maior parte dos atendimentos no consultório. Os pacientes falam em algum momento de suas mães e as mulheres falam diversas vezes de seus filhos. Entre os papéis que a mulher desempenha, a maternidade é um dos principais, se não for o principal. É um amor que não cabe no peito, uma preocupação proporcional ao amor, vontade imensa de acertar, de ser a melhor mãe do mundo e ver os filhos felizes. Porém a tarefa é árdua e é impossível acertar sempre. O objetivo é contribuir com meus textos e meu trabalho no consultório.

 

maternidade amor mae filho cuidados

A gravidez

Gravidez, psicologia, terapia, sentimentos, culpa, preocupações, medos.

Momento de grandes mudanças corporais, turbilhão de hormônios, pensamentos, planos, preocupações, ansiedade, alegria, angústia, fome e sono. 
Não é raro uma mulher conseguir deixar de fumar e ou beber apenas durante a gravidez. É incrível a força que a mulher tira da alma em prol da criança que está em formação no seu ventre. Dietas rígidas de sal e açúcar prevenindo diabete gestacional e pressão alta, lá estão as mulheres fazendo um esforço sobrenatural por seus bebês.

Quem eu era antes de ser mãe?

mãe, filho, multi tarefas, tempo.

Você sonhava ser mãe, chegou o momento, está muito feliz mas também com saudade de si mesma? 
Há alguns detalhes importantes que ninguém conta, acaba sendo uma descoberta muitas vezes sofrida e solitária. Assim que o bebê nasce, a mãe sofre uma queda brusca hormonal o que gera uma melancolia química, biológica, mas a mulher se cobra estar radiante de alegria como a sociedade espera. Junte a queda hormonal à privação de sono e encontre uma mãe cansada, desnorteada, muitas vezes com dor da cesariana, tentando se acertar com o bebê e amamentar, em paralelo recebendo muitas visitas. 

Dando limites aos filhos

Dar limites às crianças é um assunto importante e constante nas rodas de conversa dos adultos. Fácil? Nem um pouco, porque é um processo que se inicia muito antes de uma situação pontual.

mae, filho, limites, educacao, psicologia, terapia

Os filhos participando das tarefas domésticas

As crianças e os adolescentes podem e devem ajudar nas tarefas domésticas, faz parte da educação. Essa ajuda precisa ser proporcional a idade/tamanho/maturidade de cada um. O quadro abaixo é apenas um parâmetro das atividades que cada faixa etária é capaz de ajudar.

Meu filho é gay!

Você desconfia que seu filho seja homossexual? No geral este é o começo, os pais notam alguns comportamentos e se questionam, mas procuram desconsiderar a desconfiança até mesmo na esperança de estarem enganados.

Ninho Vazio

Já ouviu falar sobre ninho vazio?  Já sentiu o ninho vazio?  Uma sensação de vazio enorme quando os filhos saem de casa, seja para casar ou morar sozinho. 
É aquele momento de sentimentos ambíguos;

ninho vazio, mae , filho, solidao

Mãe de menino ou menina

Estamos caminhando para o dia em que meninas e meninos serão criados sem distinção, demos largos passos nos últimos anos, mas ainda estamos em fase de transição. Dia em que meninos e meninas serão chamados para lavar a louça, em que não haverá meninas galinhas e meninos garanhões e que os meninos serão tão estimulados como as meninas a desenvolver autonomia e independência dos pais. Será tudo de bom encontrar macacões de muitas cores para as bebês, não só rosa e lilás. 

mae , filho, menino, menina, gênero

Não quero ser mãe!

Torna-se cada vez mais frequente encontrar mulheres que não desejam ser mãe e ainda que estejamos em pleno século 21, são altamente questionadas por tal decisão. Parte dos questionamentos provém dos familiares que claramente estão pensando no seu lado, afinal gostariam de ter um neto/sobrinho/etc. E a outra parte dos questionamentos provém das expectativas sociais de um padrão de etapas à cumprir na vida, que varia de acordo com a cultura local. Sim, as pessoas fazem planos não só para as próprias vidas como para a vida dos outros, esperam que você estude, depois trabalhe, case e tenha filhos. Planejam até os pormenores, se você deve casar na igreja ou não, onde deve morar, quantos filhos deve ter e por aí vai.

Infertilidade

Para grande parte das mulheres, a maternidade é um sonho e nenhuma delas cogita a impossibilidade de engravidar, até se deparar com dificuldades.

bottom of page