top of page

 

 

Formada em psicologia desde 2007 pela Universidade Mackenzie.  Apaixonada pela psicologia e pelos fenômenos humanos desde a adolescência, feliz por trabalhar diariamente com a minha paixão.

 

Atuei por 3 anos como psicóloga em um abrigo para crianças e adolescentes. Não se tratava de um trabalho clínico e sim institucional onde eu acompanhava aquelas crianças e adolescentes de maneira integral. Junto à uma equipe técnica éramos responsáveis pelo acompanhamento escolar, médico e familiar de cada um, proporcionando todas as ferramentas para o desenvolvimento global deles e buscando a reintegração familiar, seja em família biológica ou adotiva quando esgotadas as possibilidades. Foram três anos de muito amor e dedicação, carrego todos aqueles guerreiros no coração e com alguns deles mantenho contato. Durante esse período me pós graduei em psicologia jurídica pela Universidade São Marcos, agregando competências ao trabalho que realizava até então.

 

No início de 2011 passei a me dedicar exclusivamente ao consultório. São casos e mais casos, já atendi muitos crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais, famílias, todos à sua maneira buscando um ponto em comum, a felicidade. 
Em 2012 fiz o curso de acupuntura no Sol Instituto com a intenção de agregar mais um instrumento ao meu trabalho clínico. A experiência tem sido ótima, a acupuntura atuando para amenizar por exemplo ansiedade, insônia, depressão, irritabilidade, enquanto a psicoterapia proporciona o auto conhecimento, a reflexão sobre os motivos de tais sintomas e a mudança efetiva de comportamentos.

 

Sinto-me realizada por estar, ao longo desses anos, acompanhando de perto o desenvolvimento pessoal de muita gente.

Suzana Dutra Del Monte

Psicologia e uma de suas abrodagens -  Fenomenologia Existencial

Ainda na faculdade, vamos escolhendo uma linha teórica com a qual nos identificamos mais. A minha linha de trabalho é a Existencialista, mas o que seria isso?

Fenomenologia existencial é uma forma de pensar o mundo surgida na filosofia. Na visão existencial, o indivíduo se constrói a partir de sua existência, de suas escolhas e das consequências do seu existir. Nesta forma de pensar, o homem é o responsável pela construção de si mesmo e de seu destino, que é consequência de suas escolhas.

 

A partir desta abordagem, psicoterapeuta e paciente juntos irão buscar a compreensão desta existência para que as dificuldades possam ser superadas através de novas escolhas em seu dia-a-dia. Nesse sentido, a pessoa que procura uma Psicoterapia Fenomenológico-Existencial assume uma postura ativa dentro do atendimento, apropriando-se de sua vida de forma mais responsável, encontrando maneiras mais saudáveis de relacionamento consigo e com o mundo, descobrindo seu potencial e aprendendo a cuidar de forma criativa de sua existência.

 

Sartre, psicologia, terapia, fenomenologia, abordagem
bottom of page